Bem-vindo(a), visitante! [ Registrar | Login

O que é preciso para trabalhar com vendas online sem sair de casa?

Sem categoria 05/06/2018

Até pouco tempo, trabalhar com vendas online sem sair de casa não parecia ser algo que pudesse de fato proporcionar bons resultados. No entanto, com os avanços da internet e a consolidação do comércio eletrônico no cenário varejista, muitas pessoas já provaram que sim: é possível ganhar dinheiro vendendo todo tipo de coisa pela web.

Em vista disso, muitos já cogitaram a possibilidade de largar o emprego para se aventurarem no mundo das lojas virtuais. Outro ponto que contribui para esse “movimento” é a comodidade e flexibilidade em relação à rotina de trabalho, uma exigência de 7 em cada 10 brasileiros, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope.

Mas e você, por acaso está satisfeita com seus ganhos ou ocupação no qual exerce? Não? Então a ideia de trabalhar com vendas online pode ser uma ótima pedida!

Pensando nisso, preparamos esse artigo que mostra o que é preciso saber para vender pela internet. Continue a leitura e confira!

1. Compreenda que você tem um negócio

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que você terá um negócio, e não apenas um site com produtos à venda. O varejo eletrônico já não permite mais os comportamentos amadores, por isso, seja profissional e comporte-se como uma empreendedora!

2. Defina o nicho de atuação

O melhor caminho para trabalhar com vendas online sem sair de casa é optando por um segmento de atuaçãoespecífico. Entenda que concorrer com os grandes players do e-commerce é praticamente um suicídio.

Tente escolher um nicho no qual você tenha afinidade, isto é, que conheça os produtos ou que gostaria de vendê-los. De qualquer maneira, não cometa o erro de achar que sabe tudo sobre o público em questão, mesmo que você faça parte dele. O segredo aqui é: pesquise, pesquise e pesquise!

3. Elabore um plano de negócios

Para viabilizar o seu projeto e, consequentemente, diminuir as chances de fracasso, é imprescindível que você crie um bom plano de negócios. O documento deverá conter informações como:

  • identidade da marca;
  • missão, visão e valores;
  • público-alvo;
  • fornecedores;
  • produtos que serão vendidos;
  • principais concorrentes;
  • estratégias de marketing;
  • cronograma de ações;
  • objetivos.

Enfim, é preciso definir alguns aspectos antes mesmo de abrir a sua loja, afinal, você está criando uma empresa. Um plano de negócios bem estruturado certamente facilitará suas tomadas de decisão.

4. Capacite-se e faça networking

Esteja sempre em busca de conhecimento. Procure se capacitar ao máximo e, se possível, faça cursos e participe de eventos relacionados ao ambiente do comércio eletrônico.

Converse com os participantes que já estão atuando, por exemplo, e realize um bom networking.

5. Organize as operações

Outro ponto muito importante se refere às operações que envolvem o negócio. Antes de dar o “pontapé inicial”, tenha definido como será o atendimento ao cliente: e-mail, telefone, WhatsApp, ou todos eles? Estabeleça isso com antecedência!

Além disso, é indispensável conhecer os custos relacionados à logística, peça-chave em qualquer tipo de e-commerce. Entre em contato com os Correios e também com as transportadoras, por exemplo, e veja qual deles é mais vantajoso.

6. Conheça as tecnologias

Conhecer as tecnologias que englobam o varejo eletrônico é quase que uma obrigação. Entre as principais delas estão as plataformas de e-commerce, que representam o “ponto de vendas” de toda e qualquer loja virtual.

Procure se informar sobre os recursos, ferramentas e tudo que envolva a gestão e usabilidade das plataformas. Assim, será mais fácil decidir qual delas se adapta melhor as suas necessidades.

7. Informe-se sobre os métodos de pagamento

A questão dos meios de pagamento merece muita atenção, até porque, é assim que você receberá o dinheiro. Entender o funcionamento dos métodos disponíveis atualmente é essencial para manter as atividades de forma saudável.

Uma dica para quem está começando a vender pela internet é utilizar os intermediadores de pagamento, como PagSeguro, Moip e PayPal. Essas empresas se responsabilizam pela segurança das transações e oferecem um serviço de qualidade, normalmente sem custos de implantação.

Porém, a utilização desses intermediários acarreta em taxas de processamento relativamente altas, podendo interferir na precificação dos produtos.

Uma outra alternativa seria os gateways de pagamento, como Cielo e RedeCard. Estes, por sua vez, possuem uma implantação um tanto quanto complexa, não se responsabilizando pela segurança das informações.

Mas, afinal, como trabalhar com vendas online?

Visto o que é preciso para organizar e planejar as atividades, agora você deve estar se perguntando como trabalhar de fato com as vendas na internet, certo? Para começar, tenha em mente que a maioria dos processos e operações podem ser automatizadas, o que facilita muito a gestão do negócio.

O que definirá isso será a escolha da sua plataforma, já que muitas delas possibilitam a integração e automação dos procedimentos que abrangem as vendas. Cálculos de frete, emissão de boletos, notas fiscais e controle de estoque, por exemplo, são funções em que as próprias tecnologias se encarregam.

Vale mencionar também os tipos de produto e a forma como administrá-los. Você sabia que é possível ter um estoque terceirizado no qual não demanda investimentos na compra de mercadorias? Pois então, dessa maneira, você estaria fazendo uma intermediação de vendas, ou seja, conectando o consumidor com o distribuidor, que assume a responsabilidade pela entrega. Nesse caso, você receberia uma comissão por efetuar o negócio.

Outro exemplo de como ganhar dinheiro na web vendendo são os produtos artesanais. Atualmente, há diversas lojas virtuais que seguem essa linha, muitas vezes sendo o próprio empreendedor o artesão.

Você por acaso tem alguma habilidade no qual poderia obter lucro por meio de um e-commerce? Caso sua resposta seja “sim”, por que não tentar? Para quem deseja trabalhar com vendas online sem sair de casa, essa pode ser uma ótima ideia.

Enfim, o que você achou do nosso artigo? Foi possível esclarecer as suas dúvidas em relação ao assunto? Caso queira saber mais sobre o comércio eletrônico no Brasil, nos acompanhe em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no FacebookTwitter e LinkedIn!

 

Escrito por Vinicius Guimarães

Apaixonado por e-commerce, atua na área há vários anos e tem o orgulho em afirmar que auxilia diversos empreendedores diariamente para alcançar sucesso em suas lojas virtuais. Atualmente é Coordenador de Marketing e Comercial do canal de varejo da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

Deixe um comentário

  • Saiba como vender seus produtos nos marketplaces

    por em 08/08/2018 - 0 Comentários

    Os marketplaces – sites que reúnem ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores – são plataformas que funcionam como um shopping center onde é possível comparar várias opções de produtos, preços e lojas com muita agilidade. Muitos vendedores (lojistas ou varejistas) ainda não sabem como vender seus produtos nesses canais ou não se sentem […]

  • Como entrar e vender em marketplaces?

    por em 01/06/2018 - 0 Comentários

    O passo a passo para vender em marketplaces é: definir os produtos para venda, escolher os melhores canais, realizar a negociação com os canais (ou fazer uma contratação única utilizando o Olist), produzir os anúncios, aguardar a publicação e gerenciar as vendas.Detalhamos cada uma dessas etapas na continuação deste post: A ideia de vender produtos […]

  • Como Ganhar Dinheiro Na Internet Em 2018 E Trabalhar Em Casa | Dinheiro Online

    por em 12/08/2018 - 0 Comentários

    Se você quer aprender a como ganhar dinheiro na internet em 2018 está no lugar certo. No vídeo abaixo, você vai entender primeiramente como ganhar R$ 400,00 em uma semana sem investir nenhum centavo. Depois você vai aprender como ganhar R$ 150,00 por dia. Você tem que assistir o vídeo até o final para entender como funciona, ok? Após assistir […]

  • Como fazer minha primeira venda online: um guia completo para iniciantes

    por em 24/05/2018 - 0 Comentários

    Muitos empreendedores iniciaram suas atividades com pouco conhecimento e, após muito estudo e tentativas, se tornaram grandes exemplos para a comunidade digital. Mas, para isso, não basta criar ou afiliar-se a um produto e esperar que os consumidores venham até você. Um exemplo: É muito comum pessoas desistirem de trabalhar com vendas online após compartilharem suaspáginas […]

  • Vendas online: o que é preciso para ter sucesso.

    por em 05/06/2018 - 0 Comentários

    É sabido que o comércio eletrônico é uma das modalidades financeiras que mais cresce em todo mundo. Mesmo assim, são muitos os casos em que o empreendedor se aventura no ambiente virtual, mas sem o sucesso esperado. Pensando nisso, nosso artigo de hoje traz algumas dicas valiosíssimas sobre esse assunto. Quer ter sucesso com vendas […]

Todos Anúncios

Anúncios Patrocinados

WhatsApp chat